Sunday, December 27, 2009

You know your "other side of the coin" book has failed when...

... its "What Do Customers Ultimately Buy After Viewing This Item" list at the Amazon page shows all best sellers from the author you attack listed first and your book itself at 4th:



Of course it's hard to compete with Malcom Gladwelland no matter how good your counter-arguments are you would hardly sell more than him, but it's funny anyway.

Friday, December 25, 2009

Comentários sobre o Kindle 2 (Internacional) no Brasil

Como já existem zilhões de reviews sobre o Kindle em inglês, faço um agora em português.

Em geral superou minhas expectativas. Enviei via correio para um hotel nos EUA durante viagem de trabalho e trouxe de volta comigo no avião. A conectividade 3G funciona perfeitamente no Rio de Janeiro. O contraste da tela poderia ser melhor mas a legibilidade é mesmo assim ótima. Poucos livros ou assinaturas de revistas não estão disponíveis para usuários do Brasil. No momento (dez/09) a assinatura do The Economist por exemplo não está disponível para Am.Latina.

As funcionalidades que mais gostei são: envio instantâneo e gratuito de amostras (normalmente umas 20 páginas do livro), a forma como ele salva automaticamente o lugar onde você parou em cada livro/revista e o dicionário embutido.

O preço de livros que não estão entre os mais-vendidos poderia ser bem menor. Por outro lado, a assinatura de algumas revistas é bem barata.

Comprar a capa de couro padrão vale muito a pena, alias, é indispensável.

O serviço gratuito de conversão de documentos da Amazon (enviar um html/doc/pdf anexo para fulano@free.kindle.com com a palavra "Convert" no assunto do email) até que funciona mas o suporte a PDF (repaginação etc) poderia ser bem melhor.

A leitura da maioria dos arquivos PDFs é bem dolorosa (quase impraticável: zoom in, zoom in, zoom out, pro lado, pro lado, zoom in, pro lado, zoom out...) pois ele não reajusta o layout dos documentos para tornar a experiencia mais agradável. Acho provável que melhore em poucos meses com o lançamento de novas versões do software que roda nele. Também espero que a forma como ele organiza e te permite navegar pelos livros melhore com esses updates.

Tenho usado o Calibre (gratuito, roda em PC/Mac/Linux) para agendar o download automático de feeds RSS (blogs) que possuem maior quantidade de texto nos posts. Tudo que preciso fazer é deixar o Calibre rodando no computador e ocasionalmente plugar o Kindle na porta USB para que ele envie os posts baixados. Ele já envia com o conteúdo indexado/categorizado. Funciona muito bem com os feeds do Estadão, O Globo, New Yorker, Economist etc. Tem milhares de "receitas" de feeds prontas para serem baixadas ou agendadas para download periódico automático.

A bateria realmente dura semanas, mesmo com uso diário (mas costumo deixar o wireless desligado). As ocasionais plugadas na porta USB para sincronizar os blogs é suficiente para deixá-lo sempre carregado.

ATUALIZAÇÃO 27/DEZ/2009: liguei hoje cedo para ler um pouco e a tela deu defeito na metade superior (foto 1, foto 2) tornando o Kindle inútil. Tenho carregado ele para cima e para baixo numa mochila e não me recordo dele ter sofrido nenhum trauma significativo, então parece que essa tecnologia e-ink da tela ainda é muito frágil.

Fiquei bastante chateado, já que as páginas do produto na Amazon deixam implícito que ele é bem resistente. É possível que o meu caso seja algum defeito de fabricação.

Pedi ajuda para eles por email e o procedimento padrão (recarga, reboot, refresh tela) não adiantou. Liguei para lá e em questão de minutos um atendente americano (bem atencioso por sinal) cadastrou no sistema deles o envio de um replacement sem custos previsto para chegar dia 30/dez. Espero que quando o replacement chegar no Brasil eu não tenha que pagar nada na alfândega. Terei 30 dias para enviar a minha unidade com defeito para eles.

ATUALIZAÇÃO 3/JAN/2010: Realmente Amazon não brinca quando diz que quer ser referência mundial em serviço ao consumidor. Replacement chegou com todos os impostos pagos em casa praticamente 3 dias úteis após reclamação. Enviei unidade com defeito por correio, nosso correio atrasou (feriados de virada do ano) e eles estenderam a tolerância de 30 dias para que você envie a unidade com problema (normalmente se você nao devolver o produto com problema após esse período eles cobram no teu cartão o valor total do replacement). Apenas mencionei o custo de envio pago ao nosso correio e eles já extornaram no meu cartão o valor gasto.

ATUALIZAÇÃO 28/DEZ/2010: Comprei um Kindle 3a. geração (o de cor grafite). Vantagens confirmadas em relação à 2a. geração (cor branca): realmente muito mais rápido, contraste da tela melhor, dimensões e peso bem mais confortáveis. É todo de plástico, dando uma sensação de ser menos resistente, enquanto que o da 2a. geração tem uma placa de metal leve nas costas. De qualquer forma continuo achando que todas as versões de Kindle são frágeis e não resistiriam a uma queda pequena: nada fundamental mudou na tecnologia da tela então acredito que elacontinua sendo o ponto mais frágil.

Sunday, December 13, 2009

Calendário Compacto 2010 Brasil

Uso há anos calendários compactos sempre que preciso raciocinar sobre datas e como não achei uma versão para 2010 com os feriados brasileiros, decidi fazer e disponibilizar.