Friday, December 25, 2009

Comentários sobre o Kindle 2 (Internacional) no Brasil

Como já existem zilhões de reviews sobre o Kindle em inglês, faço um agora em português.

Em geral superou minhas expectativas. Enviei via correio para um hotel nos EUA durante viagem de trabalho e trouxe de volta comigo no avião. A conectividade 3G funciona perfeitamente no Rio de Janeiro. O contraste da tela poderia ser melhor mas a legibilidade é mesmo assim ótima. Poucos livros ou assinaturas de revistas não estão disponíveis para usuários do Brasil. No momento (dez/09) a assinatura do The Economist por exemplo não está disponível para Am.Latina.

As funcionalidades que mais gostei são: envio instantâneo e gratuito de amostras (normalmente umas 20 páginas do livro), a forma como ele salva automaticamente o lugar onde você parou em cada livro/revista e o dicionário embutido.

O preço de livros que não estão entre os mais-vendidos poderia ser bem menor. Por outro lado, a assinatura de algumas revistas é bem barata.

Comprar a capa de couro padrão vale muito a pena, alias, é indispensável.

O serviço gratuito de conversão de documentos da Amazon (enviar um html/doc/pdf anexo para fulano@free.kindle.com com a palavra "Convert" no assunto do email) até que funciona mas o suporte a PDF (repaginação etc) poderia ser bem melhor.

A leitura da maioria dos arquivos PDFs é bem dolorosa (quase impraticável: zoom in, zoom in, zoom out, pro lado, pro lado, zoom in, pro lado, zoom out...) pois ele não reajusta o layout dos documentos para tornar a experiencia mais agradável. Acho provável que melhore em poucos meses com o lançamento de novas versões do software que roda nele. Também espero que a forma como ele organiza e te permite navegar pelos livros melhore com esses updates.

Tenho usado o Calibre (gratuito, roda em PC/Mac/Linux) para agendar o download automático de feeds RSS (blogs) que possuem maior quantidade de texto nos posts. Tudo que preciso fazer é deixar o Calibre rodando no computador e ocasionalmente plugar o Kindle na porta USB para que ele envie os posts baixados. Ele já envia com o conteúdo indexado/categorizado. Funciona muito bem com os feeds do Estadão, O Globo, New Yorker, Economist etc. Tem milhares de "receitas" de feeds prontas para serem baixadas ou agendadas para download periódico automático.

A bateria realmente dura semanas, mesmo com uso diário (mas costumo deixar o wireless desligado). As ocasionais plugadas na porta USB para sincronizar os blogs é suficiente para deixá-lo sempre carregado.

ATUALIZAÇÃO 27/DEZ/2009: liguei hoje cedo para ler um pouco e a tela deu defeito na metade superior (foto 1, foto 2) tornando o Kindle inútil. Tenho carregado ele para cima e para baixo numa mochila e não me recordo dele ter sofrido nenhum trauma significativo, então parece que essa tecnologia e-ink da tela ainda é muito frágil.

Fiquei bastante chateado, já que as páginas do produto na Amazon deixam implícito que ele é bem resistente. É possível que o meu caso seja algum defeito de fabricação.

Pedi ajuda para eles por email e o procedimento padrão (recarga, reboot, refresh tela) não adiantou. Liguei para lá e em questão de minutos um atendente americano (bem atencioso por sinal) cadastrou no sistema deles o envio de um replacement sem custos previsto para chegar dia 30/dez. Espero que quando o replacement chegar no Brasil eu não tenha que pagar nada na alfândega. Terei 30 dias para enviar a minha unidade com defeito para eles.

ATUALIZAÇÃO 3/JAN/2010: Realmente Amazon não brinca quando diz que quer ser referência mundial em serviço ao consumidor. Replacement chegou com todos os impostos pagos em casa praticamente 3 dias úteis após reclamação. Enviei unidade com defeito por correio, nosso correio atrasou (feriados de virada do ano) e eles estenderam a tolerância de 30 dias para que você envie a unidade com problema (normalmente se você nao devolver o produto com problema após esse período eles cobram no teu cartão o valor total do replacement). Apenas mencionei o custo de envio pago ao nosso correio e eles já extornaram no meu cartão o valor gasto.

ATUALIZAÇÃO 28/DEZ/2010: Comprei um Kindle 3a. geração (o de cor grafite). Vantagens confirmadas em relação à 2a. geração (cor branca): realmente muito mais rápido, contraste da tela melhor, dimensões e peso bem mais confortáveis. É todo de plástico, dando uma sensação de ser menos resistente, enquanto que o da 2a. geração tem uma placa de metal leve nas costas. De qualquer forma continuo achando que todas as versões de Kindle são frágeis e não resistiriam a uma queda pequena: nada fundamental mudou na tecnologia da tela então acredito que elacontinua sendo o ponto mais frágil.

No comments: